BLOG

Con O que são lajes protendidas?

07.05.2020

Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos das edificações, dando suporte ao revestimento e funcionando de teto para o pavimento inferior.

Geralmente, as lajes apoiam-se em vigas, que por sua vez, apoiam-se em pilares e fazendo assim distribuição de cargas da edificação para as fundações.

Existem diversos tipos de de lajes, que podem ser especificadas para cada tipo de projeto, são elas:

-Lajes Pré-fabricadas

-Lajes Nervuradas

-Lajes Maciças

-Lajes Alveolares

-Lajes Treliçadas

-Lajes Protendidas

As lajes protendidas são lajes que constituem-se de armaduras, cordoalhas (cabos de aço envoltos por uma tubulação lubrificada). Devido a isso, são muito utilizadas em locais que precisem de grandes vãos entre os pilares, gerando maior aproveitamento do espaço na edificação. Esse tipo de laje também diminui a necessidade de mão de obra e reduz os custos com concreto, sendo mais leve do que as lajes em geral.

Durante a obra existem ainda mais benefício, já que possível realizar a remoção parcial do escoramento da laje antes dos 28 dias de cura, possibilitando uma maior eficiência e minimizando o desperdício de materiais, pois o escoramento pode mais rapidamente ser reutilizado.

Nós, da EZA Engenharia, já utilizamos desta solução técnica em nossas obras que necessitam de maiores vãos livres, e comprovamos na prática os benefícios deste tipo de estrutura.

EZA Engenharia. Todos os direitos reservados
Demand Tecnologia
WhatsApp