BLOG

Pro O que é graute?

15.06.2020

Graute é uma argamassa que tem como principal característica a fluidez (teste de abatimento), resistência inicial elevada e a baixa retração. 

Geralmente composto por cimento, areia (agregado miudo), quartzo, sílica, cal, minerais e aditivos adequados para cada utilização.

Podendem ser feitos na obra ou comprado pré-dosado. 

Existe dois tipos de grautes, os de base mineral (cimentícios) e de base orgánica (base epoxi).


Base mineral: 

São os mais utilizados em obras por seu valor mais baixo e boas características mecânicas. 


Exemplo de produtos: 

Bautech Graute (01 dia – 15MPa, 07 - dias 25MPa, 28 dias – 40MPa)

Sika Grout 250 (01 dia – 26MPa, 07 dias - 42MPa, 28 dias – 50MPa)

Super graute quartzolit (01 dia – 25MPa, 07 dias - 35MPa, 28 dias – 50MPa)


Base orgânica:

O graute com base orgânica (epóxi) geralmente é tricomponente, sendo necessário a mistura de três materiais. São menos utilizados por seu custo mais elevado, porém em condições especiais apresenta vantagens pela baixa viscosidad e, alta resistência mecÂnica e boa aderência da pasta ao concreto e armadura.


Exemplo de produtos:

Bautech Graute Epóxi (03 horas – 25MPa, 1 dia - 70MPa, 07 dias – 80MPa)

Sika Dur 42 (01 dia - 85MPa, 07 dias – 95MPa, 28 dias – 100MPa)

Weber.tec Graute EP (06 horas – 20MPa, 01 dia - 50MPa, 07 dias – 60MPa)


Obs: a escolha de um graute não deve ser baseada unicamente na resistência à compressão do material, sempre consultar a ficha técnica dos materiais.

Con O que são lajes protendidas?

07.05.2020

Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos das edificações, dando suporte ao revestimento e funcionando de teto para o pavimento inferior.

Geralmente, as lajes apoiam-se em vigas, que por sua vez, apoiam-se em pilares e fazendo assim distribuição de cargas da edificação para as fundações.

Existem diversos tipos de de lajes, que podem ser especificadas para cada tipo de projeto, são elas:

-Lajes Pré-fabricadas

-Lajes Nervuradas

-Lajes Maciças

-Lajes Alveolares

-Lajes Treliçadas

-Lajes Protendidas

As lajes protendidas são lajes que constituem-se de armaduras, cordoalhas (cabos de aço envoltos por uma tubulação lubrificada). Devido a isso, são muito utilizadas em locais que precisem de grandes vãos entre os pilares, gerando maior aproveitamento do espaço na edificação. Esse tipo de laje também diminui a necessidade de mão de obra e reduz os custos com concreto, sendo mais leve do que as lajes em geral.

Durante a obra existem ainda mais benefício, já que possível realizar a remoção parcial do escoramento da laje antes dos 28 dias de cura, possibilitando uma maior eficiência e minimizando o desperdício de materiais, pois o escoramento pode mais rapidamente ser reutilizado.

Nós, da EZA Engenharia, já utilizamos desta solução técnica em nossas obras que necessitam de maiores vãos livres, e comprovamos na prática os benefícios deste tipo de estrutura.

EZA Engenharia. Todos os direitos reservados
Demand Tecnologia
WhatsApp